voltar

Previdência Privada: o que é?

13 fevereiro / GX INVESTIMENTOS
Previdência Privada: o que é?

Saiba mais sobre como funciona o investimento em uma previdência privada

Há um momento na vida em que você irá pensar e planejar sua aposentadoria. Uma das maiores preocupações do trabalhador é se o padrão de vida poderá ser mantido com o que receber da Previdência. 

Porém, há a alternativa de investir em uma previdência privada e aproveitar suas vantagens. Sabia que esse investimento tem crescido no Brasil? Iremos contar mais sobre a Previdência Privada para você!

 

O que é a Previdência Privada?

A Previdência Privada é um investimento de longo prazo, assim como um plano de aposentadoria sem que seja o do INSS, garantido pelo governo federal. 

Você sabe como é comum que a previdência pública não garante o suficiente para a aposentadoria do contribuinte ser tranquila. Por isso, muitos brasileiros preferem investir em um plano privado de previdência.

 

Como funciona?

A Previdência Privada é composta por fundos de investimento especiais, que podem ser ofertados pelas empresas a seus funcionários ou podem ser adquiridos de forma individual, através de seguradoras.

As seguradoras é que detêm o compromisso de pagar a renda do investidor quando encerrar sua contribuição. Esse pagamento pode feito através de uma mesada até o fim da vida ou por um período determinado. Outra opção é resgatar o valor acumulado de uma vez só.

Os Planos de Previdência investem a sua aplicação em fundos de investimento. O dinheiro rende e quanto mais tempo você investir, maior será o montante acumulado no final do plano. 

Assim que você chegar a uma idade ideal para se aposentar, você poderá optar por resgatar todo o montante ou receber mensalmente.

 

Previdência Privada como opção

Como a Previdência Social é responsabilidade do governo federal, este deve garantir uma renda ao trabalhador que possui carteira assinada após sua aposentadoria. 

Por quê? É simples. Todos os meses, uma parcela do salário do trabalhador é recolhida para ser revertida quando você se aposentar (por tempo, por doença, por invalidez, etc).

Contudo, o sistema tem alguns problemas.

 

Primeiro: 

O governo paga os benefícios previdenciários não só para o contribuinte, mas também para os seus dependentes caso haja a morte do segurado.

 

Segundo: 

Os trabalhadores ativos acabam por financiar os inativos.

 

À medida que a expectativa de vida no Brasil só aumenta, a proporção de inativos para ativos está cada vez maior. Por exemplo:

Em 2020, serão quase 30 milhões de brasileiros acima dos 60 anos, segundo dados do IBGE.

O problema está na grande dificuldade que o valor mensal pago pelo benefício tem para garantir o mesmo padrão de vida que você tinha antes. Sendo assim, é aí que entra a Previdência Privada.

A Previdência Privada é uma alternativa de investimento para quem não quer depender do governo para garantir uma aposentadoria confortável ou buscar planos de longo prazo. Afinal, você pode querer pagar a faculdade de seus filhos.

 

Vantagens da Previdência Privada

  • Imposto de Renda mais baixo, com percentual de até 10% na tributação regressiva;
  • Não cobram come-cotas (recolhimento antecipado de uma parte do Imposto de Renda sobre os ganhos, ocorrido em maio e em novembro);
  • Diferimento fiscal de até 12% do IR, no caso do Plano Gerador de Benefício Livre;
  • Portabilidade entre planos, sem incidência de Imposto de Renda;
  • Disciplina financeira;
  • Planejamento de sucessão: não entra em inventário, isenção de Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (a depender do estado), além de rapidez e agilidade no pagamento do benefício;
  • Não cobra taxa de carregamento na entrada e na saída.
Compartilhe:

Leia também

Por que você precisa de um planejamento financeiro
06 agosto / GX INVESTIMENTOS

Por que você precisa de um planejamento financeir...

O planejamento financeiro ajuda a realizar sonhos e ter um futuro confortável, mas é preciso disciplina para executá-lo. Acesse e saiba como ele fu...

SAIBA MAIS
O que é o Fundo Garantidor de Crédito?
15 abril / GX INVESTIMENTOS

O que é o Fundo Garantidor de Crédito?

Se você quer rendimentos maiores, mas sem abrir mão da segurança no investimento mesmo se houver quebra do banco ou da corretora, fique ligado na F...

SAIBA MAIS
Como o dólar afeta os seus investimentos?
15 abril / GX INVESTIMENTOS

Como o dólar afeta os seus investimentos?

Entenda um pouco de como a variação diária da moeda dos Estados Unidos pode causar influência em seus investimentos e na economia do país.

SAIBA MAIS

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Acesse nossa área restrita
e assista conteúdos exclusivos.

QUERO ME CADASTRAR