voltar

Inflação: como impacta nos investimentos?

13 fevereiro / GX INVESTIMENTOS
Inflação: como impacta nos investimentos?

Veja como um índice que mexe com seu dia-a-dia influencia na hora de investir

Para os cidadãos brasileiros, especialmente para quem investe, a palavra inflação tem um peso quando se ouve falar. O impacto no dia-a-dia ou nos investimentos é sempre um motivo de matérias nos noticiários. E você há de se perguntar: o que significa e quanto impacta nas finanças.

 

Inflação: o que é?

A inflação pode ser definida como o aumento contínuo de preços; é o quanto um conjunto de bens e serviços ficou mais caro se comparado a um período anterior definido e que gera perda do valor do dinheiro, seja o seu salário ou o seu investimento.

Por exemplo, você vai ao supermercado para fazer sua compra do mês, faz o mesmo tipo de compras sempre, porém, no mês seguinte paga mais caro que no mês anterior. Ou então, quando almoça em um restaurante, consome o mesmo de sempre, mas paga uma conta mais cara que em semanas anteriores.

Na inflação, os preços sobem, mas o seu salário segue o mesmo. O aumento contínuo dos preços gera a perda do poder de compra de seu dinheiro. Em outras palavras, você compra menos com o mesmo valor em dinheiro.

 

Investimentos x Inflação: poupança

Um dos investimentos mais comuns é a poupança, por conta da facilidade de aplicação. Porém, nem a poupança pode escapar dos efeitos da inflação.

Por exemplo:

Em algum momento do ano, seus investimentos tiveram rendimento de 20% e a inflação neste mesmo período foi de 10%. 

Sendo assim, é possível afirmar que cerca de metade de seus ganhos cobriram apenas a variação dos preços. 

Seu ganho real seria então de aproximadamente 10%. Sem inflação, você poderia ter o rendimento sem deduções, ou seja, de 20%.

Os produtos e serviços aumentam de preço devido à inflação e o seu dinheiro não rende o suficiente para compensar a alta desses preços. Por isso, é importante que se busque alternativas para os investimentos. É preciso beneficiá-los em vez de prejudicá-los. 

 

Alternativas de investimentos

Uma boa maneira de se prevenir ao aumento dos preços e manter o poder de compra com o tempo é investir o seu dinheiro. Você pode ver seu dinheiro render mais que a inflação. 

Uma modalidade de investimento que acompanha diretamente o IPCA, que traz um rendimento acima do índice e definido no ato da compra, é o Tesouro IPCA+. 

O Tesouro IPCA+ é um dos títulos do Tesouro Direto, programa de compra e venda de títulos públicos do governo federal. O rendimento do título é baseado no índice de inflação oficial do país, que muda a cada mês, mais uma taxa de juros definida no momento da compra.

Este título é indicado para momentos em que tenha uma expectativa de alta da inflação, para o rendimento ser maior no final. Pelo ganho acima da inflação, o Tesouro IPCA+ é uma boa indicação para um investimento de longo prazo, para, por exemplo, planejar uma aposentadoria.

Outra opção está nas debêntures incentivadas. De modo geral, debênture é um título de dívida de uma empresa com o objetivo de financiar projetos de longo prazo. Geralmente, a empresa põe garantias para tornar o investimento mais seguro ao investidor.

A debênture incentivada é uma categoria específica de debênture. Segundo a Lei 12.431/11, elas buscam captar recursos para projetos de infraestrutura. Seu incentivo está na isenção do imposto de renda sobre a aplicação.

O ponto positivo das debêntures está na remuneração. Pode ser um pouco maior que a dos títulos públicos e a dos títulos bancários. Porém, o prazo de resgate pode ser um pouco maior e não há cobertura do Fundo Garantidor de Créditos, o que torna o investimento mais arriscado.

Compartilhe:

Leia também

Por que você precisa de um planejamento financeiro
06 agosto / GX INVESTIMENTOS

Por que você precisa de um planejamento financeir...

O planejamento financeiro ajuda a realizar sonhos e ter um futuro confortável, mas é preciso disciplina para executá-lo. Acesse e saiba como ele fu...

SAIBA MAIS
O que é o Fundo Garantidor de Crédito?
15 abril / GX INVESTIMENTOS

O que é o Fundo Garantidor de Crédito?

Se você quer rendimentos maiores, mas sem abrir mão da segurança no investimento mesmo se houver quebra do banco ou da corretora, fique ligado na F...

SAIBA MAIS
Como o dólar afeta os seus investimentos?
15 abril / GX INVESTIMENTOS

Como o dólar afeta os seus investimentos?

Entenda um pouco de como a variação diária da moeda dos Estados Unidos pode causar influência em seus investimentos e na economia do país.

SAIBA MAIS

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Acesse nossa área restrita
e assista conteúdos exclusivos.

QUERO ME CADASTRAR