voltar

CDB: uma opção diferente para Renda Fixa

13 fevereiro / GX INVESTIMENTOS
CDB: uma opção diferente para Renda Fixa

Se você investe ou busca investir em renda fixa, o CDB (Certificado de Depósito Bancário) pode ser uma ótima opção. Para quem está habituado com a poupança, verá uma segurança de investimento similar, porém, com mais rendimentos.

Portanto, é hora de falar mais sobre essa modalidade de investimento.

 

CDB: o que é?

O Certificado de Depósito Bancário é um título bastante comum de renda fixa no Brasil. A aplicação é oferecida por corretoras e instituições bancárias para captar fundos.

 

CDB: o que rende?

Como já dito anteriormente, o CDB rende mais do que a poupança. Porém, é difícil dizer o quanto, pois os juros variam entre títulos, já que depende de alguns fatores (instituição financeira, prazo de vencimento, período de carência e montante mínimo).

Essa modalidade de investimento oferece três tipos de rendimento: 

  • Prefixado, com um juro anual definido antes da compra. 
  • Pós-fixado, atrelado à variação do CDI (Certificado de Depósito Interbancário - título de empréstimo entre bancos e instituições financeiras).
  • Híbrido, o mais raro. É normalmente ligado ao índice da inflação. Nesta forma de rendimento, há um juro fixo anual mais a variação do índice inflacionário.

Para não causar confusão, o CDI é utilizado como um índice de referência para definir rentabilidades. O importante é saber que o CDI se guia pela Taxa Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira.

 

Como funciona o CDB?

  • É preciso escolher uma corretora ou um banco de investimentos
  • Abrir uma conta
  • Pesquisar os melhores títulos e os que melhor se encaixam no seu perfil de investimento. 
  • Por fim, fazer a primeira aplicação com o valor que for desejado.

Na data de vencimento, você receberá o valor original mais todo o rendimento do período. Contudo, há Imposto de Renda no CDB: o tributo varia de 22,5% a 15%, a depender do tempo de aplicação.

Além do Imposto de Renda, se você deixar seu dinheiro aplicado no CDB por menos de 30 dias, terá de pagar o IOF. A tributação, mais pesada, pode chegar a 96% para um dia de aplicação.

 

Vantagens da CDB

  • Apesar dos tributos embutidos, a modalidade não cobra taxas de administração, performance ou custódia. 
  • Rendimento atraente para a renda fixa
  • Proteção do Fundo Garantidor de Crédito: garante o saldo da aplicação em um teto de até R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira. 

 

Lembretes importantes

Prazo de vencimento: data de devolução do valor original da aplicação mais os juros definidos na contratação. 

Resgate: o Imposto de Renda também é cobrado. Vale lembrar que algumas instituições financeiras não permitem o resgate da aplicação antes do prazo de vencimento.

Prazo de carência: é possível resgatar com liquidez imediata. Porém, é preciso atentar para os CDBs que oferecem carência na mesma data do vencimento. Desta forma, será preciso manter o título até o fim.

Investimento mínimo: pode variar conforme o título, a corretora ou o banco. Taxas de retorno boas costumam vir com um montante mínimo maior.

Compartilhe:

Leia também

Por que você precisa de um planejamento financeiro
06 agosto / GX INVESTIMENTOS

Por que você precisa de um planejamento financeir...

O planejamento financeiro ajuda a realizar sonhos e ter um futuro confortável, mas é preciso disciplina para executá-lo. Acesse e saiba como ele fu...

SAIBA MAIS
O que é o Fundo Garantidor de Crédito?
15 abril / GX INVESTIMENTOS

O que é o Fundo Garantidor de Crédito?

Se você quer rendimentos maiores, mas sem abrir mão da segurança no investimento mesmo se houver quebra do banco ou da corretora, fique ligado na F...

SAIBA MAIS
Como o dólar afeta os seus investimentos?
15 abril / GX INVESTIMENTOS

Como o dólar afeta os seus investimentos?

Entenda um pouco de como a variação diária da moeda dos Estados Unidos pode causar influência em seus investimentos e na economia do país.

SAIBA MAIS

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Acesse nossa área restrita
e assista conteúdos exclusivos.

QUERO ME CADASTRAR