voltar

Bolsa de valores: caminhos para investir

13 fevereiro / GX INVESTIMENTOS
Bolsa de valores: caminhos para investir

Apesar de parecer distante ao investidor médio, é possível sim embarcar na bolsa

Já se imaginou investindo na bolsa de valores? Pode parecer algo muito distante aos olhos dos investidores médios, devido a uma imagem popular que se criou, mas é uma alternativa válida para o seu investimento.

É verdade que a bolsa de valores não é um tipo de investimento simples, por possuir altos riscos, mas um pouco de estudo será o suficiente para compreender seu funcionamento.

Você deve se perguntar como funciona a bolsa de valores. Pois vamos em frente, passo a passo.

 

Como funciona a bolsa de valores?

A bolsa de valores é o local onde acontecem as movimentações de compra e venda de ações. 

A ação é uma pequena parte de uma empresa. 

Assim que você adquire uma dessas partes, você passa a ser sócio desse determinado negócio. Você passa a receber uma parcela dos seus lucros, por direito.

Para comprar ações: é preciso cadastro em uma corretora habilitada pela Comissão de Valores Mobiliários (CMV) a realizar esse tipo de transação. É possível checar no site da CMV quais são as corretoras.

Esse cadastro será uma espécie de “conta” na bolsa de valores. A partir daí, você pode variar sua forma de investir, seja individualmente ou por meio de fundos de ações.

Investir individualmente é diferente. Nesse caso, a escolha de quais ações comprar e vender é sua. De qualquer forma, você pode contar com a ajuda dos especialistas de sua corretora para te guiarem nesse momento.

Ao obter a ajuda da corretora, você terá uma melhor noção de qual modalidade se encaixa melhor no seu investimento, seja individual ou em fundos ou clubes de investimento.

 

Riscos e lucros

Você já imaginou a bolsa de valores como um ambiente estressante, cheio de pessoas gritando e apontando em um grande salão, certo? Porém, atualmente, há o ambiente digital, seguro e transparente.

Apesar de ser considerado um investimento de alto risco, a compra e a venda de ações requer quase que exclusivamente análises de mercado e estudos para que você escolha as melhores e/ou as mais promissoras empresas para o seu objetivo de investimento.

Se você acompanha o noticiário, já é um bom começo. Porém, é preciso cuidado com o desespero. O investimento na bolsa de valores dá resultados extremamente positivos para o investimento pensado em longo prazo. 

É bom lembrar que a bolsa de valores não fará você enriquecer de uma hora para outra, mas pode se tornar um dos melhores meios para elevar o seu patrimônio. 

 

Dicas

Se você imagina que é preciso ser um especialista em mercado financeiro para investir em ações, fique tranquilo. A internet fornece informações e análises de qualidade. Além disso, você pode contar com a sua corretora de confiança.

Não existe uma fórmula perfeita para o mercado da bolsa de valores. Porém, você pode trabalhar estratégias para diminuir riscos no mercado de ações. Por exemplo:

Diversificação da carteira: jamais ponha todas as suas fichas em uma empresa só. Invista em empresas de diferentes segmentos, assim você evita a influência da economia e da política nos seus investimentos.

Reinvista o seu lucro: quando você adquire uma ação, recebe uma porcentagem proporcional dos lucros da empresa investida. Reaplicar esses lucros é bom para manter seu capital em giro através dos juros compostos.

Compartilhe:

Leia também

Por que você precisa de um planejamento financeiro
06 agosto / GX INVESTIMENTOS

Por que você precisa de um planejamento financeir...

O planejamento financeiro ajuda a realizar sonhos e ter um futuro confortável, mas é preciso disciplina para executá-lo. Acesse e saiba como ele fu...

SAIBA MAIS
O que é o Fundo Garantidor de Crédito?
15 abril / GX INVESTIMENTOS

O que é o Fundo Garantidor de Crédito?

Se você quer rendimentos maiores, mas sem abrir mão da segurança no investimento mesmo se houver quebra do banco ou da corretora, fique ligado na F...

SAIBA MAIS
Como o dólar afeta os seus investimentos?
15 abril / GX INVESTIMENTOS

Como o dólar afeta os seus investimentos?

Entenda um pouco de como a variação diária da moeda dos Estados Unidos pode causar influência em seus investimentos e na economia do país.

SAIBA MAIS

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Acesse nossa área restrita
e assista conteúdos exclusivos.

QUERO ME CADASTRAR